Fluxo de caixa descomplicado

A falta de caixa quebra uma empresa em 3 meses

ciclo financeiro é o primeiro processo que precisa ser controlado por você empresário.

Ciclo financeiro é o tempo entre o pagamento ao fornecedor e o recebimento do cliente. Esse tempo vai determinar a necessidade de capital de giro da sua empresa, e o aumento ou redução das vendas impactam diretamente a quantidade de dinheiro necessário.

O departamento financeiro precisa conciliar todos as contas bancárias e o caixa (se houver). Conciliar todas as entradas  e todas as saídas do dia anterior, de acordo com o extrato bancário, no sistema financeiro da empresa.

Com essa conciliação é possível montar um fluxo de caixa demonstrando as entradas no banco (cartões, boleto, pix, dinheiro e etc) e as saídas (matéria prima ou mercadorias para revenda, impostos sobre as vendas, custos fixo como aluguel, pessoal, pro-labore). O saldo inicial será somado as entradas, subtraído pelas saídas e chegando a um saldo final. Simples, verificável e confiável.

Após o registro dessa informação pela contabilidade, será possível a demonstração contábil (Demonstração de Fluxo de Caixa – DFC), que é dividida em 3 grandes grupos: operacional, financiamento e investimento. Na DFC fica claro se o contas a receber colocou ou tirou dinheiro do caixa, pela variação do saldo inicial e final.

Contabilidade é a linguagem universal dos negócios, os números da sua empresa precisam estar nessa linguagem.

Rede Assessoria

Aline Zanoni Ramos

Contadora – Especialista em Gestão Tributária (USP)

Eder Rogério Alves do Nascimento

Contador – Especialista em Controladoria e Contabilidade Gerencial (UEL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *